top of page
  • Spotify ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Foto do escritorDennis Souza

Por Que os Filmes da DC São Ruins?


LJA

A DC está querendo mostrar a que veio. Desde o final do ano passado, uma série de notícias, trailers, pôsteres e rumores bizarros têm pipocado na internet sobre o “novo” universo cinematográfico de Batman, Superman e cia.

E agora, esse segundo trailer arrebatador do Esquadrão Suicida chegou metralhando bundas, o que fortaleceu a rivalidade Marvel/DC. Por um lado, essa divisão é divertida.  A gente gosta de formar times e debater.  Só que o dark side disso também é real. E, na moral, meio besta.

Por que há essa predisposição em odiar a nova safra de filmes da DC? Ainda se fosse uma rivalidade simples, tipo fla-flu, tudo bem. Mas parece que esse “levante” da DC tem atiçado um sentimento quase esquizofrênico na galera. Tipo, “ah, o Coringa tá legal, mas o filme deve ser uma &¨$%@.” ou “Pra mim é óbvio que Esquadrão vai ser um cocô, mas legal que vai linkar com Batman v Superman, que vai ser uma &¨$%@ também.” – e o meu favorito: “Os atores estão ótimos, a caracterização é da hora, o trailer é massa, mas não tem jeito. Vai ser uma &¨$%@!” – Cadê coerência? E para justificar esse sentimento vale de tudo. Da cor do cabelo do personagem X à ponta do dedo do personagem Y que não estão de acordo com o gibi. Calma lá, né? Vem cá dar uma respiradinha com o tio.


esquadrão suicida

Eu te entendo, sabe? A gente que é fã, acaba dando dessas mesmo. Normal. Mas que tal aproveitar o ano do fan service para lapidar nosso senso crítico? Não gostar de uma obra/universo/personagem, não a faz automaticamente boa ou ruim.

Não curte Zack Snyder? Justo. Superman é obsoleto? Justíssimo. Mas enquanto os filmes não estreiam, vamos dar algum crédito. Tente imaginar que dentro da indústria do cinema tem punhado de pessoas que sabem o que estão fazendo. E outra: que mal um filme ruim (ainda mais de super-heróis) pode fazer?

Particularmente, é incrível ver a DC correr atrás para trazer às telas sua mitologia. E precisamos reconhecer sua ousadia em apresentar um super-grupo composto por vilões da segunda divisão. Como fã de quadrinhos, me senti respeitado até agora. Respeitado e positivamente surpreso pela atmosfera completamente oposta a da Marvel. Não vejo razão para ficarmos de corações fechados e nos rodearmos de críticas prematuras.

Vale lembrar que no passado a DC estabeleceu os padrões que a Marvel precisou seguir. Hoje é o contrário e isso é bom. Não sei se Esquadrão Suicida e Batman v Superman atenderão as expectativas. O que eu sei é que nessa corrida entre Marvel e DC, quem ganha é a gente.

1 visualização0 comentário
Design sem nome (63).png
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page