Dennis Souza

2 de dez de 20172 min

Crítica | Assassinato no Expresso do Oriente

Baseado no livro homônimo de Agatha Christie de 1934, O Assassinato no Expresso do Oriente também não é novidade do cinema, já que já teve uma adaptação para as telonas em 1974, e que, diga-se de passagem, funcionou muito bem. O que então traz o novo filme de novo para essa história já tão conhecida?

Com um elenco de peso no filme, com nomes como Daisy Ridley, Penelope Cruz e Michelle Pfeiffer e uma fotografia e direção de arte de chorar de tão bonita, a atualização de um filme tão clássico é quase essencial para o cinema nos dias de hoje.

Talvez o maior mérito do filme seja o de permitir que um público novo e mais jovem tenha acesso a uma história clássica de uma autora clássica e possa se apaixonar pelo universo do detetive Hercules Poirot como tantas outras gerações fizeram antes deles.

Durante os primeiros trinta minutos do filme somos apresentados ao nosso detetive, que provavelmente é o melhor detetive do mundo, e as diversas figuras que em breve se tornarão os suspeitos na história que se desenrola aos olhos dos espectadores.

Muito caricatos a principio, o tom das atuações parece se ajeitar com o passar do filme, sem perder seu charme e conseguindo trazer um clima total dos Anos 20, como é necessário para a ambientação do filme.

O ritmo lento pode incomodar os fãs de filmes mais ligeiros que se resolvem praticamente sozinhos, mas isso também tem o seu propósito: enquanto assistimos, temos a impressão de estar lendo um livro, na verdade, de estar lendo O livro em que o filme é baseado, que também tem um ritmo parecido.

Outro ponto alto é a cena da resolução do mistério, onde Poirot junta todos os suspeitos e vai explicando toda sua linha de pensamento junto com as pistas que encontrou e tudo que descobriu sobre as pessoas que estão ali, o que remete bastante ao livro também, e aumenta ainda mais a sensação da leitura visual.

No final, temos um filme bastante divertido e que agrada o espectador por apresentar um mistério com uma solução inusitada, e que funciona muito bem para aqueles que não conhecem a história e também para aqueles que conhecem!

Assassinato no Expresso do Oriente chega aos cinemas no dia 30 de Novembro de 2017.

#MichellePfeiffer #AgathaChristie #PenelopeCruz #daisyridley #AssassinatonoExpressodoOriente

    00
    0