Dennis Souza

22 de nov de 20151 min

A Consciência Negra nos Quadrinhos

Até a primeira metade da década de 60 quase não se via ou se falava em heróis negros nos quadrinhos. Salvo coadjuvantes cômicos e atrapalhados, ajudantes e capangas sem importância, a comunidade negra era pouco, mas muito pouco representada. Isso mudou com a chegada de movimentos sociais nos EUA, que exigiam uma sociedade mais igualitária para negros e brancos.
 

As manifestações artísticas da época foram fundamentais para disseminar essa mudança de paradigma. Se na música os artistas negros passaram a ganhar mais espaço na década de 60, nos quadrinhos heróis de verdade surgiram, carregados de dramas pessoais e ocupando seu espaço com forte representatividade.

Listamos alguns para você.


 

T´Challa foi um dos primeiros super-herói negro a integrar os Vingadores e é uma das grandes criações da dupla Stan Lee e Jack Kirby da segunda metade dos anos 60. O filme solo do herói está previsto para novembro de 2017.

Há muitos outros heróis que não listamos aqui, como o Lanterna Verde John Stewart, Super Choque, John Irons (o Aço), Senhor Incrível e, por que não, Spawn.

É claro que muito já foi feito. É claro que hoje podemos dizer que um personagem negro usa o emblema do S no peito e voa por Metrópolis, o que era impensável décadas atrás. Mas, se posts como este são necessários (e são!) é porque ainda não chegamos lá.

#MilesMorales #Marvel #PanteraNegraUlyssesKlaw #SamWilson #JohnRomita #MarvWolfman #LukeCage #JessicaJones #SaraPichelli #falcão #GeorgePérez #XMen #Netflix #charlesxavier #Vingadores #ArchieGoodwin #Ultimate #JackKirby #Tempestade #HomemAranha #GeneColan #DC #StanLee #LenWein #Ororo #NovosTitãs #CiborgueLigadaJustiça #Wakanda

    10
    0